Tuesday, January 10, 2006

Última hora!

Aqui está uma notícia com a qual nos devemos preocupar. Já não basta as misérias que os sucessivos Governos nos têm feito, agora ainda temos isto?! É um escândalo. Sugiro que nos aliemos contra mais esta medida injusta e tremendamente impopular!


"Na próxima quarta-feira, dia 11 de Janeiro, entra em vigor uma portaria que proíbe os tradicionais galheteiros à mesa dos restaurantes, passando a ser obrigatório servi-lo em embalagens invioláveis.

A portaria, publicada há um ano, em Diário da República, refere que «a tradicional utilização do galheteiro não só não contribui para a valorização do azeite, uma vez que não permite ao consumidor identificar a origem do azeite, como se revela manifestamente inadequada em termos de higiene e segurança alimentar e de protecção da saúde dos consumidores».

Conforme cita a Rádio Renascença, o diploma estabelece que o azeite para o tempero no prato disponibilizado em restaurantes ou unidades hoteleiras «deve ser acondicionado em embalagens munidas de um sistema de abertura que perca a sua integridade após a primeira utilização e que não sejam passíveis de reutilização».

São permitidas ainda embalagens que tenham um sistema de protecção que não permita a sua reutilização depois de terminado o conteúdo inicial referido no rótulo.

Quem não cumprir as novas regras, incorre em multas que vão desde os 750 euros aos 44.890 euros".

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Por este caminho...daqui a pouco até o famoso prato de azeitona ou pires de tremoço irá sofrer alterações sanitárias e cada azeitona ou tremoço terá de vir devidamente selado em invólucro fechado que não pertima a sua reutilização após abertura!!
Fico a pensar...onde é k isto tudo irá parar!!

2:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

vergonhoso... olha q agora ate os palitos vem em saquetas individuais! um gajo nao pode utiliza-lo e meter de novo no paliteiro para o proximo cliente!e uma vergonha, assim ja pouco nos resta pa roubar nos restaurantes

6:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

é facto. concordo plenamente. imaginem o desperdício que vai ser. quando antes um palito podia ser utilizado por 6 a 8 pessoas - e só então ficava mole e sem uso possível -, é agora usado uma mísera vez. ja para não falar, claro, do aproveitamento que era feito do azeite rançoso das saladas que iam para trás e dos bacalhaus com todos, que era só fazer deslizar com a ajuda de um pequeno funil de novo para dentro do galheteiro.
ainda para mais, as saquetas do azeite são muitas vezes bem árduas de abrir. mas também podemos roubá-las - e aqui tenho de discordar do ilheu - mais facilmente. ninguém imagina uma pessoa a sair do restaurante com um galheteiro no bolso, ao passo que com as novas saquetas higiénicas é perfeitamente possível.
De todo o modo, sugiro um levantamento popular contra esta medida. como sobreviverão espeluncas rançosas como o Melo??? como poderão estes buracos gordurosos competir com aqueles que, badalhocos na mesma, como o McDonalds, estão já na vanguarda destas mudanças? vamos defender o que é nosso, o que é típico português - o ranço, a chungaria e a badalhoquice. sem isso, com o que é que ficamos?

1:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Acho que é de todo inimaginável a minha vida sem as jantas no Melo...o que será se um dia formos ao Melo e nos apresentarem em vez do galheteiro, invólucros de azeite e vinagre???...e os talheres em saquetas de plástico???...pior de tudo….se nos servirem a janta em pratos decentes em vez de travessas??!!!
Meus amigos…ñ podemos deixar que se percam estas tradições!!
Por mim, devemos nos manifestar em prol de tais estabelecimentos tradicionais tipicamente rançosos que alegram as nossas vidas em vários momentos!!
Vamos elevar o “MELO” a património histórico-cultural da cidade do Porto!
Tenho dito! B.

5:51 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é,esta sim é uma medida importante q nos põe a reflectir e a pensar no futuro...Qual aumento dos transportes,da gasolina,da alimeñtação,basicamente,os aumentos de tudo?!O q o povo e o governo se preocupa é com os galheteiros!!Mas devo concordar q tb eu tou preocupado com esta medida...Principalmente devido aos comentários sobre o futuro do Melo!O Melo é já uma instituição da cidade do Porto e arredores!Mas penso q esta medida em nada afectará a nossa Mesquita:q me lembre -é certo q ñ me lembro de tudo q acontece no Melo,mas já lá fui tantas vezes q me sinto uma pessoa com conhecimento de causa pa falar à vontade!-nunca vi galheteiros no Melo...Desde q ñ avançem com medidas sobre a receita e os favaios,por mim tá tudo!:)
Dr Vaskinho

6:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

imaginem o Melo, completamente asséptico... sem sentirmos o chão a colar, com comida a sério, em que mudassem o óleo da batata frita pelo menos uma vez por mês, em q as almondegas não fossem feitas com os restos de um qualquer dos nossos jantares em q o vasko não comeu tudo, em que os rissóis tivessem nom aspecto, com uma cozinha a brilhar compltamente higienizada, as empregadas com aventais imaculados... Que visão horrorosa! já acabaram com as tabernas, espero que antros gordurosos como o Melo nunca acabem, as pessoas não vão çá pa comer vão porque é o melo... e a receita claro... é barata...

12:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Lançarei uma petição na Internet "Pró-Melo/Pró-Ranço". É indecente o que se está a programar. São centenas e centenas de pessoas que saem prejudicadas de tudo isto. O que vai ser daquela espelunca sebosa onde passámos momentos quase inesquecíveis??? Não pode ser. Temos de nos insurgir. Complementarmente à petição sugiro boicote às eleições presidenciais. Ou então boicote durante um ano aos estabelecimentos que cumpram as regras de higiene - esses porcos que morram sem clientes! Viva o sebo e a inxúndia!

2:09 AM  

Post a Comment

<< Home

Free Hit Counters
Website Counter